domingo, 2 de outubro de 2016

...a PcD na minha história de vida...


Tive meu primeiro contato com Pessoas com Deficiência (PcD) ainda na escola, no Ensino Fundamental da escola pública que eu frequentava. Algumas vezes nos intervalos eu tinha contato com as crianças com deficiência, mas sempre muito rápido e apenas conversas.

Mas o que me colocou em contato definitivo com PcD foi em 1994 quando um grupo de Surdos e Intérpretes de Marília (SP) foram convidados a visitar minha cidade, na igreja que eu frequentava e, a parti daí, me envolvi com a comunidade Surda. 

Iniciei um curso de Libras o qual finalizei em 1995 e em 1998 fui estudar Libras em São Paulo. Após esse ano (1998), onde tivesse um curso voltado para a língua de sinais eu tentava participar.

No ano 2001 comecei um trabalho voluntário intérprete de Libras e regência de um coral/grupo de teatro em uma escola para alunos Surdos e Cegos na cidade de Jacarezinho (PR). Neste ano fui indicado por essa escola a prestar uma prova pela FENEIS (PR) para obtenção do documento que me identificasse enquanto intérprete de Libras, no qual fui aprovado. 

Em 2002 iniciei um curso de Técnico em Enfermagem numa instituição pública onde também estava matriculada uma aluna Surda e eu pude ajudá-la, em língua de sinais, a estudar. Em 2004 iniciei minha graduação em Bacharel em Fonoaudiologia. Até a minha formação em 2007, desempenhei a função de Intérprete de Libras em outras instituições públicas como a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) no curso de Pedagogia, além de continuar estudando a língua de sinais e outras formas de comunicação, tradução e interpretação.

Em 2008 iniciei o curso de pós-graduação lato-sensu em Educação  Especial no Contexto da Educação Inclusiva e iniciei minha carreira no magistério superior, ministrando aulas no curso de Pedagogia de uma instituição particular. Em 2010 comecei a lecionar, por meio de concurso, na universidade na qual me pós-graduei. Fiquei lá apenas 1 ano quando fui aprovado em outros 2 concursos para a região de Ribeirão Preto (SP). Atuei, então, por 4 anos com Ensino Profissionalizante para PcD, mas continuei exercendo a função docente no Ensino Superior na UFSCar, em São Carlos.

Em 2014 prestei o concurso para o IFSP, campus Barretos, no qual fui aprovado e estou até hoje como docente de Libras nos cursos de Ciências Biológicas, Turismo, Química (a iniciar) e em cursos FIC e Técnicos. Em 2015 me desliguei da unidade que eu trabalhava com o Ensino Profissionalizante em Ribeirão Preto para me dedicar exclusivamente a minha segunda graduação (Pedagogia) e ao IFSP. No ano de 2016 fui nomeado como tradutor-intérprete de Libras e Língua Portuguesa para o IFSP, campus São Carlos, outro concurso que também fui aprovado em 2014. Atualmente acumulo os cargos de docente EBTT e técnico administrativo intérprete de Libras para o IFSP, mas também atuo no campus Piracicaba, como projeto institucional com a disciplina de Libras na licenciatura em Física. Estou coordenador da área de Libras no IFSP.

Então, na minha construção pessoal e profissional as PcD tiveram papel fundamental. Sou muito grato aos amigos que fiz ao longo do caminho e que, perto ou longe, estamos juntos lutando por um bem-comum, a qualidade de vida para as PcDs.