terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

A Inclusão é um tema já bastante discutido e a Acessibilidade, após a Lei nº 10.098/00 ganhou mais visibilidade, mas ambos os temas ainda são poucos debatidos na grande massa e ocorre, por exemplo, que quando discursos do Governo são feitos, muitas vezes se esquecem de acessibilizar o conteúdo para PcD.
Inclusão é mais evidente na área da Educação, pois há temos tempos leis como a LDBEN que citam as PcD (Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971) e ao longo dos anos essa citação foi ganhando novos espaços e capítulos inteiros (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
Ultimamente vemos uma grande mobilização em torno da Acessibilidade, como se fosse, apenas, uma estratégia de marketing para favorecer a pessoa ou instituição que oferece determinado produto ou serviço, mas na realidade, pouco vemos em prol das PcD quando da efetivação da Acessibilidade, que promova qualidade de vida.
Mais do que divulgar que há acessibilidade em tal e tal produto/serviço é consultar as PcD se realmente aquele recurso acessível é capaz de suprir suas necessidades fazendo com que a pessoa realmente participe da ação.
A área de Educação deve ser a primeira a se preocupar com a Inclusão e a Acessibilidade deve promover a participação das PcD para que superem seus obstáculos e preconceitos sociais objetivando, sempre, a qualidade de vida.


#PraCegoVer

Descrição: uma cadeira de rodas manual de cor azul no assento e encosto parada em frente a escadaria branca construída encostada a uma parede. No alto da escadaria percebe-se o clarão uma luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário